Os dias eram assim…

Esses dias tem acontecido manifestações por parte da população e do presidente da república pedindo retorno da ditadura, retomada do AI – 5 dentre outras atrocidades referentes ao período conhecido como ditadura militar.

E a pergunta q eu faço aki em primeiro lugar eh: Quem em plena noção do q foi a ditadura e estudou um minimo q seja da história do Brasil pede por algo como esse?

Depois eu ainda pergunto, essas pessoas além de não terem noção do q foi esse período, sabem q muitas vezes elas mesmas podem estar na linha de frente do alvo dos militares?

Possivelmente a respostas a duas perguntas devem ser NÃO.

Para não dizer q estou apenas me baseando nos livros de história, vamos então citar filmes como Zuzu Angel, O que eh isso, companheiro, O dia que durou 21 anos….e posso citar mais recente uma minissérie chamada ‘Os dias eram assim”, e todos esse títulos retratam em comum o q foi o a ditadura militar no Brasil por diversos olhares e perspectivas.

Mesmo assim eu vou dizer em algumas palavras o q foi esse período – Tortura, Censura, Retrocesso, Massacre, Opressão e Escuridão.

Sem exageros e nem demagogias estou apenas citando os principais adjetivos q fazem referência ao q foi a ditadura militar.

E daí eu refaço a pergunto q fiz a cima, depois de ler tais palavras pesadas e sombrias vc ainda acha q isso seja a solução para nosso país?

Eu quero focar em algo mais moderno então vou falar sobre a minissérie “Os dias eram assim” q retratou de uma forma verídica mas com os romances intercalados o q foram os dias sombrios q representavam a ditadura, e começa essa descrição já na música da abertura… Perdoem a cara amarrada Perdoem a falta de abraço Perdoem a falta de espaço Os dias eram assim…

vamos analisar bem superficial as estrofes q começam a canção Aos nossos filhos…

Cara amarrada representa aki angustia, medo, tristeza….a cara sempre fechada.

Falta de abraço pois as pessoas começaram a ter medo de viver e ter contato umas com as outras por conta a opressão q os militares faziam ao verem pessoas agrupadas nas ruas

proporcionando a falta de espaço para se viver, se conversar, ser livre…pois os dias eram assim….entendem q nem precisei aprofundar muito sobre os versos para dizer o q está sendo representado…assistam o clipe e prestem a atenção na letra q se discorre por dentro os versos

Lembrando q durante esse período morreram artista, jornalista,empresário, deputados e a lista eh longa demais para ser citados aki os muitos q foram mortos ou q estão até hoje dados como desaparecidos…e grande parte dos q sofrera foram mulheres, negros, índios e a comunidade LGBTQ num geral…

Daí eu pergunto a vc novamente, ainda faz sentido apoiar o retorno de algo q só causou dor e sofrimentos a diversas famílias por todo o nosso país?

Pense, leia, se integre, procure saber uma pouco mais sobre o q foi esses anos de chumbo e depois reflita consigo mesmo se isso eh de fato a solução para os atuais problemas, não se esqueça q os dias eram assim…

Comente aki com a gente o q vc achou de alguns desses filmes, da minissérie, algum livro, música enfim o q vc quiser trazer para contribuir de forma positiva a esse texto e as demais pessoas…

Vou deixar um link aki de um site em q vc pode ter acesso a muitos conteúdos tbm em http://memoriasdaditadura.org.br

Até mais….

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *