Dicas de moda: os principais profissionais

Fala habitantes do Mundo do Ro, vcs estão bem? Espero q sim. Hoje estou aki com um post diferente sobre Moda. Diferente de outros q dou dica de estilo nesse post vou falar sobre os principais profissionais da área de moda e dicas pra vc q pensa entrar nesse setor.

O mercado de moda eh um dos q mais cresce no mundo e q tem se mostrado aliado cada vez mais as tecnologias pra aumentar sua visibilidade e a questões sociais em uma processo de não vender apenas roupas, mas sim um conceito e um estilo de vida e pensamento.

E esses movimentos precisam sem levados em conta pra quem quer entrar no mundo da moda, exigindo cada vez mais criatividade, dedicação e organização dos profissionais. Além disso, quem decide entrar para o setor precisar ser um profissional completo e seguir a linha do filme O diabo veste Prada, ou seja ser forte e encarar desafios.

Como anda o mercado?

Qnd pensamos em moda a primeira imagem a mente são os desfiles, em seguida as grandes grifes e todo o glamour. Errado não está, contudo vai muito além disso, sendo inserida em outros lugares e ambientes como beleza, estética, publicitário dentre outros.

O merchandising tem sido uma nova forma de inserir moda e realizar sua divulgação de maneira sutil e eficiente, seja em filmes, novelas ou até seriado. Trabalho esse q eh feito alinhado a imagem dos atores q usam seu nome para agregar valor a marca, além disso o setor de figurino eh o responsável por criar a história e a personalidade mais realista possível para esse construção.

Dicas de moda: os principais profissionais

Quem quer entrar para o mercado precisa entender quais são os principais profissionais da área, quais os seus lugares de atuação e como eh o seu trabalho, eh muito importante saber qual eh o trabalho do profissional para escolher de acordo com suas afinidades.

Stylist – eh o profissional q fica responsável pela composição de conjuntos e peças para os catálogos, desfiles, look books, comerciais e demais meios q sejam necessários. Fica ao stylist pesquisar e adequar as tendências do momento às necessidades do projeto em q está inserido.

Produtor de Moda – trabalhando junto ou separadamente ao Stylist, o produtor eh quem vai atrás das peças de roupas, dos acessórios, ajuda na composição do ambiente, auxilia os demais profissionais na execução do trabalho, desde os fotógrafos, maquiadores ou modelos.

Estilista ou Design de Moda – serão as pessoas responsáveis por desenhar e criar as peças para a coleção, figurino ou catálogo. Estudando as tendências do mercado e os objetivos do projeto, este profissionais vai dar vida as vestimentas dos modelos ou atores.

Figurinista – muitas vezes esse profissional trabalha em conjunto com produtores de moda ou stylist, porém focado na área de filmes, séries e da teledramaturgia. O figurinista eh peça chave para escolher as roupas adequadas aos personagens de acordo com o roteiro da produção, pois as roupas e os acessórios eh que completam a imagem no ator ou atriz.

Profissional completo

Trabalhar no mercado de moda requer que o profissional seja completo, e tenha noção, ao menos básicas de diversos assuntos, não só para poder trabalhar, mas também para auxiliar na orientação dos profissionais da sua equipe, visto que cada um fica responsável por uma parte do trabalho para que juntos cheguem ao resultado final.

Fotografia – entender de enquadramento e composição de ambiente para auxiliar o fotógrafo na execução dos trabalhos para que a ideia proposta pelo projeto seja passada.

Iluminação – ter noção de luz, sombra, brilho e balanço de cores é muito importante para os profissionais de moda, pois a luz altera o trabalho de maneira drástica. Uma luz muito forte ou muito fraca provoca distorção de cor, textura e nitidez na imagem e nas peças de roupa.

Maquiagem e estética – compreender desses dois assuntos é importante para orientar os profissionais para preparar melhor os atores ou modelos que irão participar do projeto.

Sou da moda?

Antes de decidir se vc deve ou não entrar pro mundo da moda, pesquise antes, converse com pessoas q já trabalham na área e leve em consideração todos os pontos de trabalho. De uma olhada tbm nos cursos, nas disponibilidades de trabalho aonde vc mora, pq as vezes vc pode encontrar dificuldade e vc tem q estar preparado pra isso.

Espero ter ajudado de alguma forma quem pensa em entrar pra moda e deixe aki nos comentários se vcs tiverem mais dúvidas ou se o texto ajudou.

One thought on “Dicas de moda: os principais profissionais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *