Dia 7 de março de 2025 o mundo teve a oportunidade de receber o mais novo lançamento de Lady Gaga, o intitulado álbum Mayhem marcando assim o início de uma nova era na carreira da cantora e um retorno às suas origens do dark pop.
Para quem conhece a carreira de Lady Gaga, desde os primórdios lá em 2008 quando ela implacava os primeiros lançamentos do álbum The Fame sabe que a cantora sempre teve influências de David Bowie, Prince e Michael Jackson, seja pelas performances, ritmos e letras.
Em sequência com Born This Way, a presença de batidas mais pesadas e letras mais densas foi o que marcou e popularizou Lady Gaga. Consequentemente, sintetizadores, guitarras elétricas e metais construíram uma base sólida para, então, chegarmos ao “Mayhem” com todos esses elementos consolidados.
Além disso, o novo disco descreve uma fusão de sua persona pública e sua identidade pessoal, revelando camadas mais profundas de sua arte e vivências. O álbum conta com 14 faixas inéditas, incluindo os singles de sucesso “Disease”, “Abracadabra” e “Die With a Smile”.
“Killah”, uma colaboração com o DJ francês Gesaffelstein, se destaca como um dos pontos altos da produção. “Die With A Smile” é uma parceria com Bruno Mars. A produção de Mayhem ficou por conta da própria Lady Gaga, Andrew Watt e Cirkut, resultando em uma sonoridade coesa e inovadora.
Para aqueles que apreciam Lady Gaga, este é o melhor produto de sua carreira. “Mayhem” conseguiu trazer todas as influências, lutas internas, aspirações e mostrar quem é, de fato, a cantora e qual seu propósito. Isso fica ainda mais evidente com as primeiras apresentações ao vivo que vêm sendo realizadas.
Veja abaixo a apresentação no SNL que Lady Gaga fez de Abracabadra e Killah. Essa performance, surpreendendo aos fãs com muita referência às suas influências de Prince e Bowie..
Muito mais que Mayhem
Dessa forma, falar sobre Lady Gaga não se limita apenas às questões musicais. Durante sua trajetória, é preciso também citar todas as polêmicas, acusações e críticas que sofreu por se posicionar sobre política, sexualidade e tantas outras pautas.
No clipe de “Disease”, por exemplo, é possível notar essa briga que Lady Gaga travou contra si mesma para conseguir chegar aonde está. As batalhas internas e mentais sobre a mulher dentro e fora dos palcos. Tudo isso é sentido dentro de “Mayhem”, é o resultado vencido que teve contra tudo que disseram dela e que ela duvidou de si mesma.
Lady Gaga no Rio
Vale lembrar, por fim, que já tem show marcado no Rio de Janeiro e já existem datas para turnês de divulgação de “Mayhem”. E vocês, o que acharam dessa nova era? Conta aqui nos comentários qual é sua faixa favorita. Pessoalmente, apaixonado por “Garden of Eden”, foi a primeira a me cativar, sem contar as que foram lançadas antes do álbum.